Mapa de Fluxo de Valor

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O Mapa de Fluxo de Valor (Value Stream Map) criado na Toyota como Fluxo de Valor de Informações e Materiais é uma das mais poderosas ferramentas para verificar e validar a Situação Atual do Fluxo de Valor.

Assim sendo, após a identificação do Fluxo atual do Valor, aplicamos todo o arsenal LEAN para eliminar e/ou reduzir os desperdícios que se manifestam na Situação Atual.

Com a aplicação supracitada de ferramentas e técnicas LEAN, desenvolvemos um novo mapa chamado de Mapa do Fluxo de Valor Futuro, onde deve se manifestar a verdade, último princípio LEAN.

A partir do Mapa de Fluxo de Valor futuro realiza-se um Plano de Ação de Melhoria com os responsáveis, prazos e ganhos. Na maioria das vezes, para não dizer sempre, o fluxo de valor ganha velocidade e redução de custos. Também é ganha-se a ótica holística de processos, fundamental para a nossa era.

Alimentação Intelectual sobre Assunto:

Trata-se de um livro bastante rico pelos detalhes que ele oferece. Além disso, faz com que o leitor mentalmente estabeleça o contato com o futuro (através do mapa de fluxo de valor futuro).

Como naturalmente ocorre a citação de ferramentas e técnicas LEAN, o leitor terá respostas sobre o porquê de utilizar aquela ferramenta LEAN e não outra.

Por último, esse livro fornece a sensação de que tudo deve ser trabalhado holisticamente para que não haja problemas no fluxo de valor. Nesse caso se estabelece o conceito de sustentabilidade.

Outro livro muito bom!

Enquanto o livro acima trabalha o conceito de Desenvolvimento LEAN, este livro explora os conceitos de processos de produção e transacionais.

O Mapa de Fluxo de Valor de Processos Transacionais muitas vezes não vão apresentar o produto, que a empresa entrega aos clientes mas serviços, e isso atrapalha no uso da técnica para as pessoas. Daí é interessante pensar como o exposto no trecho deste livro:

" […]  ‘The Product’ in a Transactional World  – For many people, the simplest way to identify the value stream is to think about the final output of the process as a “product,” whether it is actually a product or a service. By using this thought process as a starting point, you can then start at the end of the value stream and work your way backwards. This concept is often quite helpful, because many people working within a transactional process struggle to understand that processes actually exist in their world, much less that a finished product or service is delivered. […]".

Finalmente, coloco este livro básico de tudo o que falamos.

É um livro bastante pedagógico (pega na sua mão para lhe ensinar o que fazer). Você pode adquirí-lo através do Lean Institute no Brasil na sua versão em Português.

O Problema que você terá depois é que ao ler este livro, você pode gostar tanto do estilo pedagógico dele que fatalmente acabará adquirindo os outros da série.

"É impossível ler só um".

Vou deixar aqui um exemplo do uso do Mapeamento do Fluxo de Valor no Desenvolvimento de Aplicações:

MapeamentodoFluxodeValoremTI

E está dito.

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