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Os 7 desperdícios

Investigar os 7 tipos de Desperdícios nos Processos de Negócio (o fato verdadeiro no local verdadeiro: Genchi Gembutsu) oriundos de:

  1. Correção – atividades que possuem tempo conhecido ou não para corrigir algo que não fora realizado como esperado, exemplos: defeitos em produtos, corrigir parametrizações, etc.;
  2. Transferência – Trocas de tarefas, listas de e-mails com anexos, entregas de material em locais distantes, deslocamento para reuniões ou setores distantes do local de trabalho são perdas em termos de tempo e conhecimento das atividades.
  3. Inventário – produtos parcialmente acabados e parados à espera da próxima atividade, tais como: e-mail com direcionamentos, documentos como base para atividades, especificações, produto físico, etc.;
  4. Processamento excessivo – por falta de visão da necessidade do cliente, entregar mais do que ele precisa e em alguns casos, atrapalhando-o, exemplos: especificação técnica extremamente detalhada tornando complexa a atividade posterior, muitas funcionalidades no sistema com algumas nunca utilizadas, etc.;
  5. Produção em excesso – por falta de visão do quanto seu cliente necessita, ocorre a produção de uma quantidade superior a capacidade da atividade posterior (do cliente), exemplo: Atividade 1 produz 300 cotações/dia como taxa de saída, enquanto a atividade posterior produz apenas 120 cotações aprovadas/dia. Por dia haverá 180 cotações como desperdício de inventário além da Atividade 1 ter produzido 180 cotações a mais como desperdício de produção em excesso.
  6. Tempo de Espera – por falta de sincronização das atividades, ou falta da perspectiva puxada na cadeia cliente/fornecedor ou falta de conhecimento para realizar uma atividade, o desperdício de tempo de espera ocorre nos processos de negócio, exemplos: consultor esperando definição para iniciar procedimento, elaboração de relatório aguardando definição de layout, atividade posterior aguardando entrega de material, etc.;
  7. Movimentação: desperdício devido à movimentação que os profissionais necessitam realizar para conseguir agregar valor em suas atividades, exemplos: tempo despendido para encontrar documentos na área, tempo despendido em reuniões na área para manter alinhamento, tempo despendido na procura de componentes, etc.
Categorias:BPM Lean Six Sigma
  1. roberto
    junho 6, 2011 às 2:02 pm

    Gostei muito desse site e é muito útil, e gostaria de receber mais mapeamento de fluxo, pois faço curso na area . belizotti@yahoo.com.br

  2. marceloudo
    junho 7, 2011 às 1:14 pm

    Roberto,
    Você pode, se quiser, baixar essa ferramenta FREE do ARIS (link abaixo) assim como alguns modelos que estão lá como exemplos.

    http://www.ariscommunity.com/aris-express

    Abraços!!!

  3. agosto 25, 2011 às 2:16 am

    Boa noite , te peço uma ajuda , preciso afins academicos de saber sobre o kamban se puder me ajuda fico muito grato. boa noite

  1. abril 10, 2010 às 3:06 pm

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