Lean Thinking

 

 

 

 

 

 

O Lean, originalmente criado no Japão, especificamente pelos Toyodas e Taiichi Ohno, é a luta infalível pela busca dos princípios que regem qualquer sistema, que é a busca pela verdade.

O Lean possui princípios muito simples:

 

  1. Declarar o Valor – consiste em definir o que é Valor para o cliente;
  2. Definir o Fluxo do Valor – significa dissecar a cadeia produtiva e separar os processos em três tipos: aqueles que efetivamente geram valor, aqueles que não geram valor, mas são importantes para a manutenção dos processos e da qualidade e, por fim, aqueles que não agregam valor, devendo ser eliminados imediatamente;
  3. Estabelecer o Fluxo Contínuo – deve-se dar "fluidez" para os processos e atividades, de modo a perceber que o valor é criado sem obstáculos e impedições;
  4. Produção de Bens Puxada – Sempre que não se consegue estabelecer o fluxo contínuo, conectam-se os processos através de sistemas puxados. Por exemplo, o Cliente faz a primeira puxada para a geração de valor através do seu pedido;
  5. Perfeição -  quinto e último princípio da Mentalidade Enxuta, deve ser o objetivo constante de todos envolvidos nos fluxos de valor buscando o aprimoramento de todos os recursos.

O Lean busca a manifestação da verdade no fluxo de valor. Seu 5º princípio, que é a perfeição, direciona os colaboradores da organização a eliminar os desperdícios chamados de Muda. O Lean tem sido a gigantesca Onda do século XX.

Para Alimentação Intelectual:

TaiichiOhno

Nesse livro, Taiichi Ohno revela suas analogias e metáforas que o ajudaram a criar o Sistema Toyota de Produção.

Taiichi Ohno revela como orientou a produção não sobre métodos apenas. Ele orientou as equipes na Toyota sobre uma visão holística de um Sistema maior de Trabalho orientado ao cliente. Ao invés do pensamento de produção de larga escala, que se orientava pela quantidade produzida para custos menores de produção.

O livro de Taiichi Ohno é uma partida muito boa para acender a chama Lean na alma das pessoas. Pois o LEAN é o pensamento desse século marcado pela busca pela Sustentabilidade.

E está dito.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: